Arquivo do blog

domingo, 1 de junho de 2014

17#Imbarabô - Mina do Maranhão - Babalaô Jorge da Fé em Deus - 2003

Jorge Itaci de Oliveira nasceu em 28 de agosto de 1941, filho de João da Cruz de Oliveira e Paula de Jesus Saraiva de Oliveira. Sua parteira foi Vitorina Tobias dos Santos, a Mãe Dudu, da Casa de Nagô. Após complicações no parto, Mãe Dudu conseguiu salvar o menino e o dedicou a Iemanjá e Dom Luís, Rei de França. Seus primeiros anos foram iguais aos de qualquer criança. 


Com oito anos, passou a ter manifestações mediúnicas, o que causou grande espanto aos que o cercavam. Nessa ocasião, a primeira entidade que recebeu foi o Caboclo da Bandeira. Após orientações de Mãe Dudu, tudo se acalmou. Na adolescência, voltou a entrar em transe, recebendo outras entidades, sobretudo quando assistia aos rituais de Tambor-de-Mina. Sua iniciação se deu por intermédio de Dona Elízia Santana, sua vizinha, do Terreiro do Egito, que o encaminhou a Mãe Piá, Ialorixá que realizou o seu preparo. O Tambor-de-Mina é um culto realizado com danças e cânticos, acompanhados por tambores, cabaças e ferro, ou agogô. 

O termo Mina tem origem no Porto de São Jorge da Mina, edificado com forte em 1482 e considerado a primeira construção europeia da África Tropical, depois transformado em calabouço, onde os africanos escravizados aguardavam os navios que os transportariam para o Brasil. Assim, o termo Mina tornou-se genérico para todas as etnias que ali passaram. No Maranhão, duas destacaram-se: o Mina-Jeje, de origem Fon, e o Mina-Nagô, de origem Ioruba. Esses grupos são representados pelos dois dos mais antigos terreiros de Tambor-de-Mina do Maranhão: a Casa das Minas e a Casa de Nagô.

Referência: Revista Plural Nº 2.
01 - Cânticos Abertura do Tambor - Exu e Ogum
02 - Cânticos para Oxalá - Lissá
03 - Cânticos para Shangô
04 - Cânticos para Badé
05 - Cânticos para Toy Averequete
06 - Cânticos para Nana - Vó Missã
07 - Cânticos para Yemonjá - Agbê
08 - Cânticos para Oxum
09 - Cânticos para Ewá
10 - Cânticos para Navê Zuarina
11 - Cânticos para Yansã - Oiá
12 - Cânticos para Todos os Orixás
13 - Cânticos para Voduns Gegês
14 - Cânticos para Toy Zezinho di Maramadã
15 - Cânticos para Oxumarê - Dam
16 - Cânticos para Obaluaiê - Xapanã - Acossi
17 - Cânticos para Fechamento do Tambor de Minas - Exú e Elegbara




Sejam todos bem-vindos ao Canal Axé Ancestral, onde a Religião e as manifestações Culturais se encontram


Fique à vontade Inscreva-se siga nosso Canal, curta e compartilhe!
Sigam nossas Redes Sociais:
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/canalaxeancestral/ #canalaxeancestral

Você possa gostar:
Sugestões:

 Canais Parceiros:
E-BOOKS- Biblioteca Virtual Coletiva: https://www.youtube.com/channel/UC--ufMvA0T3iAT74G2hLzlw
Minicurso Grátis de Mobilidade e Estabilidade Aplicado na Capoeira, cortesia de um dos nossos seguidores: https://sun.eduzz.com/301403

Obs.: Todo o material desse Canal é encontrado e compartilhado da própria internet ao ter a oportunidade compre o material Original.